Como terminar um relacionamento que nem começou?


Por Terra da Paquera 31 de Julho, 2019

Relacionamentos não vêm com um receita pronta nem manual de instruções, e para quem está se aventurando pelo mundo da paquera a hora de dar um fora requer jogo de cintura.

Especialmente nesta era dos aplicativos e sites de relacionamento, uma das maiores reclamações é a falta de comprometimento que as interações virtuais podem ter.

Com a intenção de evitar confrontos, a tentação do ghosting (quando a pessoa pára de responder e some, como um fantasma) pode ser forte, mas é importante tentar não ser parte do problema.

A máxima “não fazer com os outros o que não queremos que façam conosco” vale para a paquera online (e off-line também!).

Pensando nestes momentos, resolvemos compartilhar alguma dicas de como terminar um relacionamento que nem começou direito de um jeito educado.

Afinal, é normal mudar de ideia e não deveria ser um problema poder dizer isso, mas é louvável tentar fazer da maneira mais sincera e objetiva possível tentando magoar o mínimo possível os sentimentos dos envolvidos.


Não deixe para depois


A preguiça pode tomar conta da gente as vezes, em muitos aspectos da vida, mas ignorar nossos problemas não costuma trazer soluções.

Aliás, se tem uma coisa que a procrastinação geralmente faz é piorar o estado das coisas.

E no caso da pessoa que você meio que estava ficando mas que não está mais tão afim, a melhor coisa é acabar logo com aquilo de uma vez.

A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo e o dos outros, então é melhor dar um basta o quanto antes se você sabe que aquilo não vai levar a lugar nenhum.

Lembre-se, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, principalmente quando fato de adiar o inevitável pode levar a um problema maior esperando por você no futuro.


Vá direto ao ponto


Parece um pouco insensível, mas a verdade é que não existe um jeito agradável de passar esse tipo de mensagem.

É como arrancar um band-aid, melhor fazer de uma vez, porque ficar tentando dar muitas voltas só prolonga uma situação constrangedora.

Além do mais, se você não for objetivo pode dar margem a interpretações erradas e criar expectativas.

Você pode achar que amenizar a mensagem com elogios e desculpas vão fazer com que a pessoa se sinta menos mal, mas a verdade é que pode criar mais ilusões e confusões.


Eternamente responsável pela sua própria vontade


Se você não está mais afim, se atenha às suas escolhas e não tente jogar o fardo do término na outra pessoa.

Pode parecer que a falta de interesse é recíproca, que apenas agir conforme seu desinteresse vai fazer com que o outro entenda a mensagem, mas não é assim que a banda toca e você não pode jogar o seu trabalho dessa forma nas costas do outro.

Além de exigir um esforço emocional desnecessário, em que você continua em uma situação que não está gostando por mais tempo do que precisa, está gastando um tempo precioso que poderia ser investido em relações de que fato poderiam florescer, para ambas as partes.


Não peça desculpas demais


Para algumas pessoas, ter de dizer “não” pode ser um problema. No geral, somos educados para tentar não fazer as outras pessoas se sentirem mal.

O sentimento de empatia faz com que seja difícil rejeitar diretamente outra pessoa, ainda mais quando nesse quesito, em que muitas vezes não se tem uma razão muito objetiva por trás dos motivos.

Se você se desculpa demais, pode passar a mensagem de que está se sentindo muito mal a respeito daquela atitude. E se você está se sentindo tão mal, por que está fazendo isso afinal? E nessa questão reside a pontinha de esperança que a outra pessoa pode ter sobre vocês.

Conforme a coach em relacionamentos Nikki Novo, “O que você está fazendo é “rejeitar” outra pessoa, o que pode ser levado para o pessoal, mesmo não sendo o caso.” A rejeição nada mais é do que alguém expressando suas preferências.

Você não deveria se sentir culpado por sentir o que sente e se expressar. Não se force a fazer coisas para agradar os outros.

Comunicar seus sentimentos com honestidade faz toda a diferença. Mantenha as coisas simples.


Termine por mensagem


Sim, você não leu errado: está permitido dar um fora por mensagem. Estamos em 2019, na velocidade que a informações são compartilhadas, a troca de mensagens não é mais algo tão impessoal como era há algum tempo atrás.

Especialmente se for algo recente, poucos dates. Acho que já deu para notar que estamos levando em conta a praticidade e a economia de tempo para todos os envolvidos.

Além disso, levando em consideração que o lance todo já começou pelos aplicativos e sites de relacionamento, vocês já estão imersos nessa dinâmica.

Temos até um modelinho aqui que você pode usar e adaptar às suas condições: “Foi super legal te conhecer e deu pra ver que você é uma pessoa ótima, mas eu sinto que estamos mais para uma amizade do que algo a mais. Espero que seja ok para você e desejo tudo de melhor pro seu futuro!”

Claro que isso vai depender do grau de envolvimento em que você está, mas na maioria dos casos, possivelmente uma uma boa mensagem na verdade pode ser o jeito mais atencioso de dar esse fora, no que diz respeito de não fazer com que a pessoa vá com esperanças a mais um encontro.

Um amigo contou que todas as vezes que ele resolvia terminar, acabava mandando uma mensagem ou ligando pedindo para se encontrarem, o que fazia as meninas chegarem super entusiasmadas pensando que era mais um date, só para acabar com esse balde de água fria.

Imagino que em situações como essas, é bem melhor receber uma mensagem no conforto do seu lar.


Caso você queira se encontrar pessoalmente…


Se você se liga nas tradições ou sente que isso é algo que precisa ser dito pessoalmente também não tem problema, mas vamos pensar algumas questões cruciais a se levar em consideração.

Um ponto fundamental é “onde”. Localização é tudo nessa hora, assim como é importante escolher um local público por segurança em um primeiro encontro.

Se for dar um fora ao vivo e à cores, escolha um lugar fácil de escapar depois e que não leve a potencialmente comprometer a sobriedade dos envolvidos.

Não dá para saber de antemão como vai ser a reação do seu futuro ex-ficante e para evitar ter que lidar com uma sucessão constrangedora de perguntas que você possivelmente não sabe ou não quer responder, procurar por um lugar neutro e fácil de sair, como um café, que tem um tom mais sóbrio e diurno, pode ser a melhor pedida.

Se ligue no perigo que pode ser ir a um restaurante, em que você estará preso durante o que pode ser uma longa refeição, ou um bar, em que o nível alcoólico pode deixar ambos mais emocionados do que o normal.


Diga não ao ghosting


Já dissemos isso, mas não faz mal reiterar. Se tem uma coisa que pode ser considerada o mal do século no que se refere aos relacionamentos contemporâneos é o ghosting.

Estamos muito acostumados a evitar conflitos o máximo possível, mas é um jeito muito imaturo de lidar com essas situações.

Para ter uma relação saudável, você precisa saber lidar com possíveis confrontos e conversas desconfortáveis. Se você não for capaz de comunicar algo assim com alguém com quem você sequer tem laços tão profundos, como será que vai ser quando precisar terminar um namoro?

Além do mais, a vida é um aprendizado e nada melhor do que usar essas experiências para aperfeiçoar o seu tato na hora de lidar com as relações pessoais.

Independente da falta de química entre você e a outra pessoa, no geral está todo mundo procurando pelas mesmas coisas e por isso merece um fechamento para poder começar algo novo.

E se isso não é razão suficiente, lembramos que assim como em toda situação mal resolvida, o problema que você ignorou pode voltar pior e quando você menos espera, já que você tomou a decisão de abrir mão do controle sobre aquilo.

Deixar o silêncio tomar conta da situação abre espaço para pessoa questionar o que aconteceu e nada impede que vocês acabem se encontrando sem querer algum dia, levando à um confronto inesperado.


Recapitulando


Explicado tudo isso, vamos fazer um resumo dos pontos principais a levar em consideração na hora de terminar um quase-relacionamento:

- Não procrastine
- Se comunique com clareza
- Seja honesto com seus sentimentos
- Não se desculpe demais
- Tudo bem terminar por mensagem
- Caso queira se encontrar pessoalmente, lembre-se de escolher um lugar fácil de escapar
- Ghosting não é uma solução

Acreditamos que se você tentar se guiar por essas dicas, além de evitar muito desconforto para todos, pode crescer e evoluir muito no caminho.

A vida é feita de tentativa e erro, toda relação traz alguma coisa nova para aprender e mesmo quando acaba te prepara para o momento que você está realmente buscando.

Como Terminar Um Relacionamento?
4.5

Avalie este artigo!


(1 votos)

Gostou? Siga-nos e compartilhe!




Categorias:Terminar um relacionamento